Foi
uma busca incansável até encontrar um modelo de cadeira de rodas que
pudesse se adequar melhor ao que meu filho precisava, que lhe oferecesse
segurança e conforto.
Meu
sonho de consumo inicial eram as cadeiras da CONVAID - a Safari ou a
Rodeo. Cheguei a procurar na loja e no distribuidor mas quando fui comprar, estavam em
falta, o distribuidor aguardava um contêiner ser liberado pela alfandega
havia meses e eles entraram em greve, sem previsão de restabelecimento
do trabalho e de entrega das importações.
Cheguei a seguinte conclusão:
As
importadas parecem realmente maravilhosas no site mas não podia ficar à
mercê dos problemas de importação e da Alfândega especialmente no que
tange à acessibilidade e ao direito de ir e vir do meu filho.
Cheguei
a ser alertada pelo próprio vendedor que, quando precisamos de uma peça
de reposição para uma cadeira importada temos muitos problemas com a
demora da entrega da pela e o custo.
Sabendo
disso, comecei a procurar produtos nacionais e me interessei pela
cadeira Freedom Reclin, de fabricação nacional, cuja fábrica fica na
região sul do país - foi onde começou a minha desdita!
Em agosto de 2013 procurei a empresa FREDOM (por telefone e também por e-mail) a fim de comprar a cadeira
de rodas Freedom Reclin
– indagando sobre o produto para chegar a conclusão de que tal modelo
era o específico para atender às necessidades
especiais do meu filho: reclinar, deitar, apoio móvel para as pernas,
com suporte para oxigênio e aspirador de secreção portáteis, fechando
em X para transporte no carro, etc.
A
empresa informou, de cara, não poder atender
diretamente ao consumidor final e passou meu contato para um de seus
representantes no Rio de Janeiro, ou seja, foi a própria fábrica quem
escolheu qual representante iria me atender!
Posteriormente recebi um email com o posicionamento da Fábrica
sobre as observações a serem tomadas na confecção da cadeira, o orçamento e novamente a visita do funcionário para proceder a compra - comprei a cadeira há exatamente 1 ano, no dia 28/11/2013 mas até a presente
data ainda não recebeu completamente o pedido e, o que recebi veio com defeito!
Inicialmente informo que o produto demorou muito a ser confeccionado, cheguei a ligar para a fábrica para
pedir urgência pois meu filho precisava da cadeira pois cresceu e o carrinho de
bebê usado anteriormente estava pequeno, oferecendo risco de
queda.
A
cadeira foi entregue mas sem as adaptações prometidas, ficaram pendentes a mochila Freedom,
ajustes prometidos para suporte de bala de oxigênio e de aspirador
de secreção com faixas de segurança, cinto de segurança em forma
de “T”, entre outras pendências – tudo devidamente pago!
Até este momento, ainda havia confiança, tanto é que, nesta oportunidade, quando a cadeira foi entregue, eu já estava precisando de uma cadeira-higiênica com urgência –
e comprei deles no dia
28/11/2013, uma cadeira higiênica da marca Jaguaribe, que foi adquirida em uma segunda
compra, e também uma almofada ergonômica Freedom – cadeira higiênica que veio com defeito
(as rodas da cadeira não ficam presas) e
cuja nota fiscal não foi entregue, impedindo ao Autor até de se
socorrer da Garantia da fábrica!
A Representante da Fábrica não
entregou as notas fiscais das compras, somente depois de muita luta conseguiu a emissão da nota fiscal da primeira compra (da cadeira-de-rodas) por
e-mail mas a nota da segunda compra jamais foi entregue!
Meu filho usou a cadeira apenas duas vezes, para testar, e logo na segunda vez, a perna da cadeira de rodas, que
muda de posição, emperrou. Para trazer meu filho de volta para
casa, precisei de ajuda para desaparafusar e
retirar o suporte da perna – ainda colocando o filho em risco de se machucar nas ferragens (coloquei uma fralda amarrada
para protegê-lo).
Entrei em contato com as empresas:
A Freedom informou que não trabalha mais com a Bella Medic mas não tomou nenhuma atitude direta para reparar os danos ocasionados pela pessoa que literalmente colocaram dentro da minha casa para me atender!
Passaram endereços da Assistência Técnica no Rio, cujo técnico compareceu em minha residência e constatou em um laudo todos os problemas e defeitos da cadeira - laudo enviado à fábrica sem que qualquer outra providência fosse tomada.... sequer se manifestaram sobre o produto comprado, pago, que não foi entregue: mochila que é vendida como um acessório da cadeira ou tiveram a decência de oferecer meu dinheiro de volta, em cumprimento do Código de Defesa do Consumidor!
O funcionário da Bella Medic informou que a empresa encerrou suas atividades apesar de ainda podermos verificar que existe um blog no ar e que ainda aparece em sites de busca na Internet.
Não tive outra solução senão procurar o Judiciário e me sujeitar a morosidade da Justiça, também com indignação pois estamos
falando de produtos essenciais para a sobrevivência
de uma pessoa deficiente! Uma cadeira-de-rodas e uma
cadeira-higiênica são bens essenciais de acessibilidade, que
garantem a liberdade e o direito de ir e vir e o direito de uma existência digna para uma criança com
necessidades especiais - um processo que deveria tramitar também com prioridade no Judiciário Brasileiro!
Os deficientes são vítimas:
- da lentidão e burocracia do sistema de importação;
- do Fisco na importação de produtos necessários à sua acessibilidade e sobrevivência que deveriam ser isentos de imposto;
- das empresas que não vendem direto ao consumidor final e ainda obrigam o consumidor a se sujeitar a qualquer mercenário como intermediário;
- das empresas que deveriam respeitar a limitação do deficiente garantindo inclusive um produto reserva enquanto um bem de necessidade básica está pendente de conserto;
- e até da morosidade e burocracia do Judiciário que não garante aos deficientes a prioridade na tramitação dos processos judiciais nestes casos e até a Gratuidade de Justiça pois se eu tivesse dinheiro sobrando, não precisava me socorrer do Judiciário, jogava a cadeira defeituosa fora e comprava outra imediatamente!
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