Tuesday 11 November 2014

Carro Novo - Solução ou Problema?

Quando se resolve trocar um carro usado por um carro novo, 0 km, o consumidor pensa que está pagando também por sua tranquilidade e segurança.  Será?

Um cliente fez exatamente isso, vendeu seu carro usado e procurou a concessionária REAL VEÍCULOS DE ITAGUAÍ, que era de sua confiança pois já havia negociado com eles antes. Lá, comprou  um automóvel Volkswagen zero - uma saveiro cross na cor LARANJA CANYON.  Notem bem, esta era a cor do carro e também a cor especificada na nota fiscal. 

Entretanto, quando o consumidor foi ao DETRAN emplacar o carro foi logo admoestado pelo funcionário que, ao olhar para o carro, assumiu que meu cliente havia pintado o carro antes de emplacar - para o DETRAN-RJ o carro constava como BRANCO!

Depois de muitas explicações e do funcionário do DETRAN-RJ concluir que meu cliente não era um louco que havia pintado um carro novinho antes de emplacá-lo, o funcionário conseguiu explicar que a Volkswagen havia informado que aquele carro, aquele chassis, era de um carro Branco!  

Imaginemos que o carro quando é fabricado receba um documento como se fosse uma certidão de nascimento e neste documento constam todas as características de fábrica do carro - pois é,  a certidão de nascimento do carro estava errada no item da COR - o carro era visivelmente laranja, constava na nota fiscal que era laranja, mas a certidão de nascimento dele (que o DETRAN chamou de BASE BIN) constava que o carro era branco!

Dá para imaginar o trabalhão e os problemas para o cliente?  

  • O carro estava segurado conforme descrito com aquele chassis,  na cor laranja;
  • o carro  estava financiado também com as mesmas características, na cor laranja;
  • o carro não podia ser emplacado no DETRAN porque um documento dizia que ele era laranja e outro dizia que era branco;
  • meu cliente precisava trabalhar e ficou sem carro tendo um carro novo parado na garagem sem poder usar!
  • as prestações de seguro, carro sendo pagas e o carro não podia ser usado!
O pior de tudo é que nem a Real Veículos, nem a Volkswagen pareciam saber o que fazer para resolver o problema, nenhum funcionário apresentava uma solução, todos só diziam que não podiam sequer imaginar que algo assim podia acontecer - foram inúmeras reclamações, inúmeras  viagens ao DETRAN, várias  "CARTAS-LAUDO" enviadas pela fábrica, de São Paulo, de Brasília - cada uma diziam vir de algum lugar para justificar a demora...  E NENHUMA ERA ACEITA PELO DETRAN-RJ COMO VÁLIDA PARA CORRIGIR O PROBLEMA!

O Consumidor com um carro zero na garagem, sem poder utilizá-lo por mais de um mês, sendo obrigado a trabalhar sem o conforto que o bem que adquiriu poderia lhe proporcionar, passando por uma via crucis de reclamações entre DETRAN, VOLKSWAGEN E REAL VEÍCULOS, além de advogados até a propositura de uma ação judicial.



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